Rota Cultural

Antes de tudo é preciso dizer que o sertanejo não é apenas rocha. É principalmente fé, alegria, criatividade, modernidade e tradição. A Rota do Carcará reúne dialógo e intriga entre o novo e o antigo. No meio dessa confusão, percorrer todos esses quilômetros é estar diante de um embate eterno cheio de prosa e argumentos que não geram conclusões. Apenas beleza, encanto e diversidade provocados pelos povos formadores do Brasil que se encontraram nesse caldeirão cultural que às vezes parece que está apagado, mas que a cada lasca arde em fogo ardente.

 

Religiosidade
Crédito: Luciano Paixão
Umas das regiões mais católicas do mundo. Do 2º maior destino religioso do Brasil às pequenas cidades que respiram religiosidade o ano todo
Ver mais
Luiz Gonzaga e Forró
Crédito: Sesc Pernambuco
Maior artista popular da história do Brasil, Luiz Gonzaga está representado por sua terra e por uma região que cultiva o forró como legado
Ver mais
Lira Nordetina - Fábrica de Cordel
Crédito: Youtube
No meio do sertão nordestino uma tradição se perpetua através de uma gráfica de cordéis. Uma das únicas originais do Nordeste.
Ver mais
Pinturas Rupestres
Crédito: Fumdham
Espalhada pelos diversos trechos da Rota está a arte dos nossos ancestrais. Desde a origem do homem nas Américas até as tradições indígenas.
Ver mais
História
Crédito: Nícolas Barbosa
Do couro, do boi e dos rios surgiram as cidades da Rota. Estas que ainda guardam vários vestígios de seus antepassados pelas suas ruas.
Ver mais
Festas Juninas
Crédito: Cidade Junina
Junho é período de festas mais tradicional na região. Gastronomia tradicional, danças, folclore e muita música animam todas as cidades.
Ver mais
Artesanato
Crédito: Nícolas Barbosa
Da madeira, da palha, da argila e de diversos outros materiais, artesãos fazem peças que vão para o mundo todo.
Ver mais
Gastronomia
Crédito: Festival Sabor Maior
Encontro do tradicional com o moderno pelos seus diversos cantos. Das carnes mais tradicionais à culinária contemporânea.
Ver mais
Lendas e lugares míticos
Crédito: Nícolas Barbosa
Os seres fantásticos margeiam o imaginário dos habitantes da Rota. Seres das águas que passeiam por praças e pelos seus leitos
Ver mais
® Todos os direito reservados a Nícolas Nunes Barbosa.