Vinhas do São Francisco

Quem diria que no meio do sertão se produziria vinhos e espumantes. Não apenas se produz, como se produz o ano inteiro. Às margens do Rio São Francisco, o rio da Integração Nacional, entre os estados de Pernambuco e Bahia diversas fazendas possuem parreirais que seguem alguns conceitos únicos que apenas em uma região que tem sol o ano inteiro pode oferecer.

Cada passeio à vinícola é um charme. Encantos que começam ou terminam no Rio São Francisco. Pode ser a bordo de um barco que faz eclusagem na Barragem de Sobradinho ou de outro regado a espumantes com direito a banho de rio. Ao final sempre há um almoço com muita carne de bode e outros pratos típicos da região.

Disfrutar de tudo isso é o ápice de uma região rica em outras frutas tropicais como manga, banana e melão, do artesanato e de lendas populares. Muitos mistérios e territórios ainda a serem descobertos.

.

Atrativos

Catedral – Igreja Sagrado Coração de Jesus

Sendo um dos poucos prédios do Nordeste com arquitetura gótica, a catedral também tem uma história belíssima. As pedras que decoram a parte externa foram trazidas pelos próprios fiéis dos arredores de Petrolina. Ainda na praça, um relógio doado por Padre Cícero, a concha acústica e a percepção de que o fundo da igreja tem forma de Bíblia. Na parte interna, lindos vitrais franceses, também presenteados pelos fiéis, preenchem o cenário de uma Igreja única.

Bodódromo

Petrolina resolveu facilitar para quem procura comer a carne mais tradicional do interior do Nordeste. São diversos restaurantes que oferecem a carne de carneiro. Isso mesmo, não é bode! Com preços em conta, muito forró e um espaço aconchegante, ir ao Bodódromo é uma experiência obrigatória para quem vai a Petrolina.

Ilhas Fluviais

O Rio São Francisco, por sua grandiosidade, cria espaço em seu leito para diversas ilhas. Essas são utilizadas pelos moradores para diversas atividades. A Ilha do Fogo, a mais urbana de todas, é ideal para passeios de caiaque e bicicleta. A Ilha do Rodeadouro possui diversos bares e recebe a maior parte dos visitantes. Outras ilhas ficam em locais mais distantes, sendo a mais conhecida a Ilha do Massangano.

Orlas

Petrolina e Juazeiro formam uma zona urbana com mais de 400 mil habitantes. E boa parte deles se diverte nas Orlas do Rio São Francisco, sendo que cada uma possui suas características. Em Petrolina está um dos bairros mais elegantes o que espelha os seus restaurantes e bares. Já em Juazeiro, a orla reflete a história e apesar de os bares serem mais simples estão sempre lotados. Essa não é a única diferença. Estátuas de figuras lendárias como o Caboclo D’agua e barcos que vem e vão permitindo avistar um belo pôr do sol preenchem o cenário pela manhã. Apesar de separadas apenas pelo rio, as duas cidades refletem a cultura de seus estados, sendo Petrolina bem pernambucana e Juazeiro bem baiana. 2 culturas separadas apenas por um rio.

Centros Históricos

As 2 maiores cidades que margeiam o Rio São Francisco marcam a história da ocupação do Brasil Central. Os prédios mais antigos margeiam as orlas demonstrando a simplicidade de quando Petrolina e Juazeiro eram apenas um ponto de parada para aqueles que navegavam o Rio da Integração Nacional.

Artesanato

Marcado pelas lendas e por diversos aspectos culturais da região, o artesanato local ganhou destaque com a figura de Ana das Carrancas. Suas peças fazem referência às imagens que os pescadores e navegadores do Rio São Francisco utilizavam em seus barcos para afastar as criaturas fantásticas que habitavam o leito do rio. O trabalho em cerâmica inspira os artesão da Casa do Artesão e da Oficina Mestre Quincas que fazem peças em madeira, gastronomia e muitos outras matérias primas locais.

Museus

O Museu do Sertão em Petrolina e o Museu Regional do São Francisco, em Juazeiro, possuem pequenas coleções mas extremamente relevantes para conhecer a história e a cultura locais. São peças que remontam a pré-História e a como essas cidades se tornaram as metrópoles do Rio São Francisco.

Vinícolas

Existem diversas maneiras de conhecer as vinícolas e diversos modos de como a uva é utilizada e que produtos são produzidos. 

E no nosso site você tem como organizar toda a sua viagem:

Mapa de Vôos

Hospedagem

Condições das Estradas

Guias e agentes de turismo

Novidades

® Todos os direito reservados a Nícolas Nunes Barbosa.