Cariri Cearense

É facilmente possível enxergar o Cariri como um país dentro de outro. Não que sua cultura seja algo muito diferente do que há no Brasil, mas o Cariri é um mundo. Quem dirá que em meio à caatinga, no alto da Chapada do Araripe existe uma floresta e vilarejos com temperaturas amenas? No pé da serra, grandes cidades abrigam cultura, religião e negócios. No alto da chapada a natureza se refaz.

Na terra que possui alguns dos fósseis mais bem preservados do mundo vindos de pterossauros, libélulas, peixes e diversos outros animais, a cultura reina através da moda em couro que remonta a História. Pedra Kariri, uma gráfica de Cordel e tantas coisas recebem bênçãos de Padre Cícero naquele que é o segundo maior destino religioso do Brasil.

.

Atrativos

Geossítio Pontal da Santa Cruz

A quase 750 metros de altura está o Pontal da Santa Cruz, um dos mirantes mais altos da Chapada do Araripe. No topo estão 2 cruzes. Uma delas é a original que foi levada pelos moradores para afugentar maus espíritos que viviam no local. Com a obra e a pequena capela, o lugar voltou à tranquilidade. A segunda cruz, com cerca de 20 metros, faz parte do complexo turístico que se completa com um restaurante que oferece culinária regional.

Centros Históricos

6 cidades fazem parte do roteiro e em todas elas existe algo mantido de arquitetura histórica. Mas existem cidades com grau de preservação bem maior. Ao passear por Barbalha, Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri a caminhada remonta a experiências de séculos anteriores. São casas, igrejas e monumentos que remontam desde as bandeiras que desbravaram o sertão transportando couro e alimentos e perpassam culturas que ainda hoje são vividas.

Fundação Casa Grande

A primeira casa construída na cidade de Nova Olinda foi reformada para abrigar esse lindo projeto. Nele, as crianças são os principais atores. Servem como guias, produtores culturais, arqueólogos e muitas outras atividades sempre como protagonistas. A Fundação interage constantemente com a comunidade local, sendo uma experiência de turismo comunitário única.

Espedito Seleiro

O couro não é uma tradição apenas da Rota do Carcará, mas de todo o Nordeste do Brasil. Mas Espedito Seleiro elevou a arte nesse material a outro nível. Suas peças já percorreram grandes passarelas do país. Em Nova Olinda, é possível visitar a oficina do artesão, uma loja e o Museu do Couro que mostra como a Rota tem tudo a ver com a história desse item por toda uma região do país.

Brugge Euroville

O clima serrano da Chapada do Araripe inspirou o empresário Francisco Cícero a montar uma vila com inspiração europeia. São diversos pequenos simulacros de prédios com inspiração na arquitetura de diversos países europeus. A gastronomia não foi esquecida, vinhos, queijos e outras especiarias do Velho Continente preenchem o cardápio.

Geossítio Cachoeira de Missão Velha

Logo à beira de uma estrada se encontra a Cachoeira de Missão Velha. Banhistas e pescadores locais aproveitam o local para lazer ou para seu sustento. Mas o geossítio não se restringe à atração natural que dá o seu nome. Também é possível visitar um resquício das missões que ocuparam a região para catequizar índios no início da ocupação europeia.

Arajara Park

Na encosta da Chapada do Araripe está o parque que se autodenomina aquático, natural e temático. Ele é composto por toboáguas, piscinas, pesque e pague, campo de futebol e outros atrativos que dialogam com a natureza como arvorismo e tirolesa. Um atrativo para toda a família que oferece também a possibilidade de hospedagem.

Balneário Caldas

Das pedras do balneário minam águas consideradas medicinais tanto por fiéis quanto pela ciência. O contato com a natureza é um dos atrativos do local que conta diversas piscinas para todos os públicos. É um espaço excelente para relaxar com a família no topo da Chapada da Araripe com temperaturas que beiram os 10ºC nos períodos mais frios.

Geossítio Floresta Petrificada

É um dos geossítios que fica na cidade Missão Velha. Nele é possível ver troncos de árvores que tem aproximadamente 145 milhões de anos. Além disso, os estudos desses fósseis demonstraram que aonde hoje está a caatinga já houve uma floresta de coníferas semelhante a regiões do Canadá e dos Estados Unidos. Nas serras também estão marcas da história. É possível perceber que o local já teve muita água através dos tipos de rocha. Um excelente passeio pedagógico.

Geossítio Ponte de Pedra

Certamente uma das formações rochosas mais impressionantes que se pode ver. A falta de explicação fez com que os moradores criassem histórias fantásticas. A principal conta que a ponte fazia parte de um castelo e que existe logo atrás uma outra formação rochosa que parece uma das torres da construção. Passar pela Ponte de Pedra é fascinante e inusitado.

Geossítio Pedra Cariri

Do Cariri saem pedras que vão para grandes obras em todo o mundo e que servem para a construção de alta qualidade. Apesar dessa grande relevância econômica, a maior importância do Geossítio é histórica e biológica. Nas minas são encontrados diariamente vários fósseis de diversos animais. A qualidade desse material é reconhecido mundialmente pelo grau de preservação o que transforma toda visita na possibilidade de uma nova descoberta científica.

Geossítio Parque dos Pterossauros

Há mais de 200 milhões de anos, os pterossauros dominavam os continentes. Considerados répteis, como os dinossauros, eles podiam voar com asas que chegavam a ter uma envergadura de 13 metros. Nas minas de calcário do Cariri já foram encontradas cerca de 20 espécies de pterossauro sendo este Geossítio um dos que teve descobertas mais importantes.

Geossítio Riacho do Meio

Mais um recanto em que se respira natureza e história. Nesse Geossítio estão 3 nascentes de águas puras. Isso faz do local um ambiente propício para encontrar o Soldadinho do Araripe, um pássaro característico da região. Para quem gosta de história, a Pedra do Morcego, uma das formações rochosas do lugar, foi utilizada pelo bando de cangaceiros do Marcelino como refúgio. Supõe-se que o mesmo foi usado por Lampião quando em possível confronto com a Coluna Prestes.

Museus

O Cariri tem muita história. Uma delas é a de sua colonização e o ciclo do couro, produto que saía do interior do Piauí para o litoral passando pelo Araripe. A outra é a da religiosidade, que tem como protagonistas Padre Cícero e seu povo. Este também é reverenciado por suas manifestações culturais como o reisado, os costumes e o Pau da Bandeira de Barbalha. Tudo isso pode ser vivenciado em diversos museus dedicados a essas histórias. Existe o Museu do Couro e o Museu da Fundação Casa Grande em Nova Olinda, o Museu de Paleontologia em Santana do Cariri, Museu Histórico do Crato, Memorial Padre Cícero e muitos outros que tratam da região.

Padre Cícero

Certamente Padre Cícero é um dos personagens históricos mais importantes do Norte e Nordeste do Brasil. Sua trajetória não se resume a seu trabalho religioso, por isso mesmo o povo pede sua canonização. Perambular pelo Cariri em busca das marcas deixadas por Padre Cícero pode ser um exercício genuíno de fé em busca de mais um milagre ou a busca por conhecer de perto um homem que transformou Juazeiro do Norte em um dos centros urbanos mais importantes do Nordeste. O ponto máximo é a visita ao Horto, aonde se encontra sua estátua e pode-se avistar panoramicamente a sua obra pela sociedade.

Centro de Cultura Popular Mestre Noza

No Centro de Juazeiro do Norte se encontra um pequeno centro de artesanato com peças trabalhadas em madeira. Apesar do tamanho do lugar, dezenas de artesãos fazem trabalhos diferenciados e apesar de terem escolas parecidas cada um busca ter as suas características. Destaque para as obras chamadas de favela e para os personagens anões.

Centro Cultural Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste possui apenas 3 centros culturais pela sua área de atuação e um deles fica em Juazeiro do Norte. Músicos, escultores, escritores e outros diversos tipos de artistas nordestinos expõe suas obras no espaço que também possui biblioteca digital e presencial com conteúdo vasto. Durante o ano, há uma larga programação com temas diversificados.

Igrejas

Existem igrejas para todos os gostos no Cariri. Nas cidades históricas como Crato, Barbalha e Missão Velha é possível visitar templos com mais de 200 anos. Na moderna Juazeiro do Norte pode-se visitar igrejas com construções mais recentes com passarelas e fontes e em breve uma com arquitetura divina. Não se deve esquecer da história de Padre Cícero. Conheça aonde o beato foi batizado, seu túmulo e vários outros lugares que contam sua história.

Nossa Senhora de Fátima

Com seus 45 metros de altura, a imagem é uma das maiores do Brasil. A estátua de Padre Cícero que fica em Juazeiro do Norte, como comparativo, tem “apenas” 27 metros. O Cristo Rendentor, no Rio de Janeiro, possui 38 metros. A obra demorou 5 anos para ficar pronta e é toda feita em fibra de vidro e pintura automotiva. Ao lado está uma réplica da Capela de Fátima em Portugal. Além disso, uma linda vista da chapada completa o ambiente de fé.

Lagoa Seca

O bairro é um dos mais tradicionais de Juazeiro do Norte. E em sua praça estão diversos restaurantes renomados formando um ponto de encontro dos moradores do Cariri. Existem botecos, comida japonesa, frutos do mar e outros tipos de restaurante. Adentrando pelas ruas do bairro podem ser descobertos cafés e hamburguerias. Na praça também fica o tradicional Iu-á Hotel que possui decoração inspirada na cultura local.

Floresta Nacional do Araripe

É a primeira Floresta Nacional do Brasil. Formada por espécies nativas da caatinga, pode ser considerada uma mistura de oásis por suas baixas temperaturas em comparação com outros lugares da região e, atualmente, pode ser vista como um recanto de preservação do ecossistema que só tem no Brasil. São diversas trilhas com grande variedade de mirantes em cerca de 40 mil hectares. O principal destaque é a trilha de bicicleta que tem aproximadamente 50km, considerado o maior single track do país. Com excelente estrutura, se torna um passeio inesquecível em meio à Floresta e os pequenos vilarejos da região.

Museus Orgânicos

Neles é possível adentrar a casa de um morador e conhecer a cultura do Cariri conversando com um ator vivo dessa rica história. A intenção é criar um ambiente em que o visitante interaja não com telas ou papéis, mas com as pessoas que são referentes das manifestações culturais locais. Ao todo serão 16 museus. Até a última atualização da página 2 estavam abertos para visitação.

E no nosso site você tem como organizar toda a sua viagem:

Mapa de Vôos

Hospedagem

Condições das Estradas

Guias e agentes de turismo

Novidades

® Todos os direito reservados a Nícolas Nunes Barbosa.