BLOG DA ROTA DO CARCARÁ

Exú: saiba o que fazer no município em que nasceu Luiz Gonzaga


Cidade com vários pontos que são excelentes sugestões para passeio


04/06/2021 8:22:16 A
Marta Alencar

Localizado do lado pernambucano da Chapada do Araripe, vizinho ao Crato, no Ceará, Exú é a cidade natal do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O município pequeno tem vários pontos que são excelentes sugestões para visitação e passeio.
 
Santuário Ecológico do Cantarino
O turismo ecológico é outro atrativo da cidade, que tem como opção apreciar árvores centenárias e belíssimas cachoeiras.
 
Parque Asa Branca
A principal parada na cidade, (na antiga fazenda de Luiz Gonzaga), onde estão o Museu e Mausoléu do Gonzagão. No museu pode-se ver um extenso acervo fotográfico, o famoso fole de ouro, peças de vestuário, entre outras coisas.
 
Antiga Casa Grande do Sertão
Exu também reserva um pouco de história para seus visitantes. Lá está construída a casa mais antiga, erguida no século XVIII pelo português Leonel Alencar Rego. Nessa casa, nasceu a heroína local Bárbara Pereira de Alencar, que foi a primeira mulher republicana do Brasil e o Barão de Exu. Hoje, a casa funciona como museu. A 13 Km do centro da cidade, estão as ruínas de Exu Velho. Lá se encontram os paredões e arcos da Velha Igreja.
 
Igrejas
A cidade possui 3 importantes igrejas. Destaca-se a Igreja de São João Batista do Araripe, construída em 1868 pelo Barão do Exú. Também tem importância histórica a Igreja de São Sebastião e Nossa Senhora da Assunção por causa de sua forte ligação com o Padre Cícero durante sua construção.
Igreja de São João Batista do Araripe
 
 
 
 
Exu-velho

Paredões, arcos e restos do altar-mor da igreja do Exu-velho, construída com pedras e cal pelos Jesuítas Capuchinhos, no início do século XVIII com mão-de-obra provavelmente indígena.

Museus: Museu do Gonzagão (Parque Asa Branca)

Implantado em 13 de dezembro de 1989, na antiga fazenda de Luiz Gonzaga, hoje Parque Asa Branca, possui um acervo com mais de 300 itens, entre sanfonas e peças do vestuário do artista (gibão, chapéu de couro); o fole de oito baixos que pertenceu a Januário; material iconográfico sobre a família Gonzaga e sobre amigos e parceiros; medalhas; certificados e títulos recebidos; discografia, discos de ouro e prêmios, dentre outras peças.

Referências:
Prefeitura de Exú

® Todos os direito reservados a Nícolas Nunes Barbosa.