BLOG DA ROTA DO CARCARÁ

Férias e natureza é combinação perfeita no sertão nordestino


Rota do Carcará tem várias opções de ecoturismo para a criançada


23/06/2021 6:53:19 P
Por Nícolas Barbosa

Chegou a hora de fugir das férias clichê com as crianças!! No Nordeste existem vários destinos fora das tradicionais praias em que pais e filhos podem viver várias experiências que ficarão guardadas nas principais lembranças da família. Uma viagem para conhecer melhor a natureza do sertão nordestino permite maior interação e o despertar para novos conhecimentos. Por isso, a Rota do Carcará preparou algumas dicas de atividades que podem ser feitas em família nas férias.
 
Parques e Florestas Nacionais 
 
Foto: Macaco-prego no Parque Nacional Serra da Capivara - André Pessoa
 
São 3 Parques e 1 Floresta Nacional pela Rota do Carcará. Nesses destinos, a vivência na natureza permite que pais e filhos consigam novos conhecimentos em conjunto fazendo ecoturismo. Subindo serras, vendo animais em seu habitat natural, escutando o som de pássaros, plantas que não são mais vistas nas grandes cidades, pinturas rupestres e muito mais. Serra da Capivara, Sete Cidades, Floresta do Araripe e Serra das Confusões são locais pra viver uma experiência única em família.
 
Zoobotânicos
 
Foto: Tirolesa no Zoobotânico de Teresina
 
Se não quiser ir com a família para um destino mais natural, a opção é visitar os parques zoobotânicos que ficam nas grandes cidades. Em Petrolina e em Teresina existem grandes áreas que tem animais que foram resgatados de situações de exploração ou encontrados na natureza precisando de algum tratamento. Hipopótamos, leões, várias espécies de macacos e de pássaros podem ser vistos.
 
Outras opções
 
Saindo um pouco do ecoturismo, outras opções são fazer turismo comunitário ou visitar os melhores museus da região. O contato com comunidades tradicionais contribui para as crianças conhecerem melhor a realidade. Dividindo tradições com moradores de pequenas cidades como Nova Olinda, os filhos aprendem a conviver melhor com pessoas diferentes e se motivam para ser mais ativos socialmente. Já museus como o da Natureza, do Homem Americano, do Sertão e o Memorial Padre Cícero, ajudam as famílias a conhecerem melhor as questões culturais e históricas do sertão nordestino.
 
Observação: Alguns desses locais podem estar fechados por conta da pandemia. Pedimos que faça a consulta antes de se dirigir ao local

® Todos os direito reservados a Nícolas Nunes Barbosa.